União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma

Quinta da Fiação de Lever - Antiga “Companhia de Fiação de Crestuma"

O complexo edificado onde laborava a antiga “Companhia de Fiação de Crestuma” está localizado em Lever e encaixado no vale do Rio Uíma, perto da antiga EN222 (atual EN109-2). A disposição do conjunto edificado, em vários volumes adossados em plataformas ao longo do vale, tem a ver com o aproveitamento que era feito da força motriz do rio, originalmente para a fundição do ferro. Segundo vários autores, inicialmente, entre os anos 90 do séc. XVIII e os anos 50 do séc. XIX, funcionou como fundição com a designação de Fábrica de Verguinhas e Arcos de Ferro da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Apesar do seu estado atual de alguma degradação é identificado como elemento patrimonial de interesse arquitetónico e arqueológico no PDM em vigor.

• Categoria:Património
  • Morada:Rua das Hortas, n.º 370 Lever
    4415-655

© 2024 União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. Todos os direitos reservados | Termos e Condições