União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma

Heráldica



BRASÃO

Escudo de prata, um feixe de três espigas de milho de ouro, folhadas de verde e atadas de vermelho; em chefe, à dextra, uma mó de moinho de azul, posta em contrabanda, e, à sinistra, uma roda dentada de vermelho posta em banda; em ponta; três burelas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda em maiúsculas de negro : “ SANDIM – VILA NOVA DE GAIA “.


BANDEIRA

De verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.





BRASÃO

Escudo de prata, duas oliveiras arrancadas de verde e frutadas de negro, acompanhadas em chefe de uma flor-de-lis de azul e em ponta de duas coticas ondeadas de azul. Coroa mural de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ OLIVAL – VILA NOVA DE GAIA “.



BANDEIRA

De verde, cordões e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.




BRASÃO 

Escudo de prata, dois peixes de azul animados de vermelho, o da dextra volvido; em chefe, Cruz da Ordem de Cristo entre dois cachos de uvas de púrpura, sustidos de verde; campanha diminuta ondada de azul e prata de três peças. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ LEVER “.


BANDEIRA

 Esquartelada de vermelho e branco. Cordão e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.




BRASÃO
Escudo de ouro, com duas faixas ondadas de azul no contra-chefe. No centro um dobadouro de vermelho, em chefe, à dextra uma fortaleza de negro iluminada de vermelho e à sinistra o escudo de Portugal antigo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: “ CRESTUMA “.


A fortaleza - O nome de Crestuma deriva da junção Castro e Uima, pois teve um antigo castelo, cujos vestígios arqueológicos ainda existem, anterior à fundação nacional; tem também um rio chamado Uima.
O escudo de Portugal antigo - Simboliza a formação antiga, da nacionalidade.
As duas faixas ondadas de azul - Representam o rio Douro e o rio Uima.
O dobadouro de vermelho - Representa a industria de fiação, com numerosas fábricas, que retomaram pela via industrial a antiga actividade doméstica do fiar, do dobar e do tecer.



BANDEIRA

Esquartelada de vermelho e branco, cordões e borlas de prata e vermelho. Haste e lança de ouro.


© 2022 União das Freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma. Todos os direitos reservados | Termos e Condições